19.6.13

A Manifestação do "Contra tudo" em São Paulo (Praça da Sé - 18/16/2013)!

Colocarei aqui o relato que escrevi e publiquei no facebook assim que cheguei da manifestação de ontem (18/06) em São Paulo:

"Pois é. Eu cheguei na Sé logo no início das manifestações e segui com eles para a prefeitura. Alí encontrei colegas fotógrafos e vi um pequeno grupo de moleques colocando fogo num montinho de objetos que tinha na rua na frente do prédio da prefeitura. Manifestantes apagaram o fogo e, segundos depois, estes moleques acenderam novamente. Fiquei ao lado deles e vi claramente que essas pessoas queriam apenas vandalizar.
Cerca de 10 minutos depois a multidão começou a dispersar e seguir a caminhada sentido república, logo avenida São Luis, Brigadeiro L. Antonio e av Paulista. Depois de quase 4 horas com os manifestantes, vi q estava tudo bem tranquilo e que não ia mudar muito. Decidi ir embora até que falando com outra amiga jornalista ela me falou que o centro estava um caos! Que haviam colocado fogo no carro da Record e estavam saqueando lojas. Pensei se deveria voltar para fotografar isso, mas pensei que queria dar ibope ao protesto e não ao vandalismo, mesmo porque vi que poderia ser perigoso até para mim, já que estaria sozinha alí, longe do grupo dos outros jornalistas dos quais eu havia me afastado assim que o grupo de manifestantes se deslocou para a paulista.
Esse caos não fez parte da manifestação real."























18.6.13

A Manifestação do "Contra tudo" em São Paulo (Av. Faria Lima - 17/16/2013)!

Colocarei aqui o relato que escrevi e publiquei no facebook assim que cheguei da manifestação de ontem em São Paulo. Achei a melhor maneira de expressar o que senti e vi alí, com a observação de que hoje fico muito feliz em ver que a imprensa continua sendo sincera e honesta na cobertura, reconhecendo que o vandalismo é causado por um pequeno grupo infiltrado nos manifestantes. Que bom!!!! Eis:

"Acabei de chegar em casa! Estou EXAUSTA, IMPRESSIONADA e EMOCIONADA!!!!! Acredito que pela quantidade de gente concentrada no mesmo local, o meu celular parou de funcionar e fiquei sem internet tb, então ainda não sei o q está sendo divulgado na imprensa, mas eu garanto, eram MILHARESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS de pessoas pacíficas ali, manifestando-se em paz, pedindo justiça e respeito! Foi lindo!!! Só não segui até o final, porque depois de 5 horas de caminhada carregando o equipamento pesado na mochila meu pé machucado não aguentava mais a dor e minhas costas já gritavam tb, mas td bem... foi o suficiente pra ver que nós temos muito mais poder do que imaginamos! Vi pouquíssimos policiais no trajeto. Todos, claro, apenas olhando de longe e os manifestantes, para a minha alegria, sem agredi-los verbalmente! Fico triste em saber que o governo pensa apenas na imagem política que causa na população e, por esta razão, resolveu fazer desta uma manifestação pacífica (pq eles têm este poder de determinação!), porém muito feliz em ver que podemos sim lutar pelos nossos direitos até conseguirmos o respeito que a população merece e que nós estamos, finalmente, descobrindo isso!" Anna Carolina Negri.


































E a volta pra casa ao som do hino nacional na estação Morumbi de trem...